domingo, 22 de abril de 2012


Cidade reduto de Hollande faz festa por liderança no 1º turno


22 de abril de 2012  17h59  atualizado às 18h33


As ruas de Tulle, reduto de François Hollande, estavam em festa neste domingo após o anúncio da vitória do candidato socialista no primeiro turno da eleição presidencial francesa com nítida vantagem sobre Nicolas Sarkozy. Nesta pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes situada na Corrèze, região rural do interior da França, centenas de pessoas explodiram de alegria, aos gritos de "François presidente", "Vamos vencer" ou "Estamos na final".
A festa dos militantes foi um pouco estragada, porém, pelo resultado surpreendentemente alto da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, da Frente Nacional (FN), que teria conseguido cerca de 20% dos votos. "Estamos felizes, mas preocupados com o resultado da Frente Nacional", declarou o jovem Sanson Gayaud, 24 anos. "Estamos numa boa dinâmica, mas a vitória ainda não está garantida", completou.
"Este resultado de Marine Le Pen me dá vontade de vomitar", afirmou Nicolas Valuche, artista de 24 anos que considera que os eleitores do FN estão "decepcionados com Sarkozy". O candidato socialista optou por passar este fim de semana no seu reduto, longe da sua equipe de campanha que ficou em Paris.
Após ter passado a noite em seu modesto apartamento da rua onde está localizada a maioria dos comércios da cidade, ele votou às 10h0 locais (5h no horário de Brasília), com sua companheira Valérie Trierweiler. De terno cinza e gravata azul, o candidato pegou apenas seis das dez cédulas representando os candidatos e foi votar. Visilvemente tenso, ele colocou o envelope na urna e se declarou "atento, mobilizado e respeituoso" da escolha dos franceses.
Depois, Hollande passou por todos os centros de votação da cidade, onde foi muito bem acolhido pelos eleitores. "Boa sorte!", gritou uma simpatizante do candidato socialista. "Obrigado, mas temos que esperar até domingo... Quer dizer, hoje", respondeu Hollande, confuso.
Às 13h30 (8h30 no horário de Brasília), ele já estava muito mais descontraído quando chegou ao Central, um dos seus restaurantes favoritos. Ele chegou até a brincar com um grupo de jornalistas que estavam almoçando. "E aí, a sopa está boa?", perguntou, gaiato. O candidato comeu um folhado de aspargos, uma costela de vitela e um bolo de chocolate, "com um bom vinho de Bordeaux, tudo isso por menos de 30 euros", orgulhou-se o dono do estabelecimento.
Depois do almoço, Hollande continuou seu "tour" pelos centros de votação. No fim de tarde, permaneceu em seu escritório para um "conference call" com sua equipe de campanha, até o anúncio oficial dos resultados.
Ele deve pegar um avião para Paris nas últimas horas da noite deste domingo.
AFP

Nenhum comentário: