domingo, 16 de outubro de 2011

Aubry reconhece vitória de Hollande nas primárias do PS francês


Resultado final do pleito pelo candidato para 2012 ainda não foi divulgado.

Política acredita que resultado parcial se confirmará no Partido Socialista.


Da AFP

Martine Aubry saudou neste domingo (16) a vitória de seu adversário, François Hollande, a quem se referiu como "nosso candidato às presidenciais de 2012" nas primárias do Partido Socialista francês, ainda antes do término da apuração dos votos.
O pronunciamento de Aubry ocorreu quando quase 2 milhões do total de 2,7 milhões de votos haviam sido apurados. Hollande aparecia com 56,6%.
"Quero saudar calorosamente a vitória de François Hollande. Esta noite é o nosso candidato às presidenciais de 2012", afirmou Aubry, de 61 anos, ex-chefe do PS, que pretendia se tornar a primeira mulher a presidir a República francesa, em um breve discurso na sede parisiense do partido.
Martine Aubry reconhece derrota em coletiva de imprensa na sede do Partido Socialista, em Paris (Foto: AP)Martine Aubry reconhece derrota em coletiva de imprensa na sede do Partido Socialista, em Paris (Foto: AP)
Aubry antecipou que na segunda-feira (17) "retomará sua função como primeira-secretária do PS", cargo que deixou no fim de junho passado, quando anunciou sua candidatura às primárias, as primeiras abertas aos simpatizantes da esquerda na história do partido.
"Hoje foi a votação. Esta noite é a unidade em torno do nosso candidato e amanhã será a equipe da França para a mudança e para por um fim a cinco anos de governo de Nicolas Sarkozy", declarou Aubry, que nos últimos dias protagonizou uma campanha bastante agressiva contra seu rival.
Hollande deixa posto de votação após registrar seu voto neste domingo (16) em Tulle (Foto: AFP)Hollande deixa posto de votação após registrar seu
voto neste domingo (16) em Tulle (Foto: AFP)
Ela garantiu que trabalhará com "toda" a "força para que em sete meses François Hollande seja nosso presidente da República".
Pouco antes, o coordenador de campanha de François Hollande, Pierre Moscovici revindicou a vitória, ao afirmar que a tendência da votação era "boa" e "não se inverterá".
"Temos um candidato que tem toda a legitimidade e toda a força", disse Moscovici.
Com uma participação que beirou os três milhões de eleitores, o PS superou a mobilização "histórica" de 2,6 milhões de votantes no primeiro turno no domingo passado, que pôs Hollande em primeiro lugar com 39% dos votos.
François Hollande é desde 2008 presidente do Conselho Geral do departamento francês de Corrèze. Antes disso, foi por 11 anos o primeiro-secretário do Partido Socialista Francês, até ser substituído em 2008 pela sua adversária na disputa pela candidatura, Martine Aubry, cargo que ela ocupou até junho de 2010.
No domingo passado (9), Hollande já havia conseguido 39% dos votos na primeira etapa das eleições primárias, contra 30% de Aubry, frequentemente definida como uma socialista mais tradicional.
Eleições em 2012A expectativa é que o conservador Sarkozy busque a reeleição, mas a maioria das pesquisas de opinião têm indicado que ele seria derrotado por Hollande ou Aubry, o que resultaria no primeiro presidente socialista da Françax em 17 anos.
As eleições presidenciais serão realizadas em dois turnos, em 22 de abril e 6 de maio de 2012, e serão seguidos das eleições parlamentares em junho.
tópicos:

Nenhum comentário: