sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Irã assina acordos bilionários com a França


Acordos bilaterais definem a compra de 118 aviões de passageiro da Airbus, a comercialização de petróleo e o retorno da Peugeot ao Irã. Em Paris, presidente iraniano foi recebido com honras militares.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, assinou 20 acordos bilaterais, sendo nove deles comerciais, que podem movimentar até 30 bilhões de euros, durante seu encontro com o homólogo francês, François Hollande, nesta quinta-feira (28/11), em Paris.

"Uma nova era nas nossas relações começa hoje", afirmou Hollande, em uma coletiva de imprensa em conjunto com o presidente iraniano.

"Vamos esquecer o ressentimento. Estamos prontos para virar a página e estabelecer uma nova relação", disse Rouhani, que foi recebido em Paris com honras militares. O iraniano também garantiu que o país cumprirá o que foi determinado no acordo nuclear assinado com as potências mundiais, mas, ressaltou que o outro lado deve suspender as sanções.

Os acordos bilaterais assinados em diversos setores, como transporte, saúde e agricultura, prevêem acompra de 118 aviões de passageiro da Airbus pela Iran Air, além do retorno da montadora Peugeot para o Irã e a venda de petróleo. A empresa automobilística pretende produzir 200 mil carros por ano no país.

A visita do iraniano levou ainda centenas de pessoas às ruas da capital francesa, que protestaram contra violações de direitos humanos cometidas no Irã. Hollande afirmou que tocou nesse tema durante o encontro que teve com Rouhani e disse que lembrou ao colega o compromisso da França com os direitos humanos.

A Síria também foi tema da reunião dos líderes. Rouhani, aliado do presidente Bashar al-Assad, disse que cabe aos sírios tomar as decisões sobre o seu país. "O problema da Síria não é a questão das pessoas, mas o terrorismo e o 'Estado Islâmico'", ressaltou.

Com o adiamento das negociações de paz entre governo e oposição da Síria, prevista para terem começado na segunda-feira, Hollande pediu que a conversa seja iniciada o mais breve possível. "Precisamos urgentemente colocar em prática medidas humanitárias e negociar a transição política", ressaltou o francês.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016


Avalanche atinge grupo de alunos de esqui nos Alpes franceses

   


























Jornalista da BBC registrou buscas no local do acidente, na França© Foto: Tim Rhodes/BBC Jornalista da BBC registrou buscas no local do acidente, na França
Uma avalanche atingiu um grupo de alunos de esqui nos Alpes franceses, matando um garoto de 14 anos, um turista ucraniano e deixando outras cinco pessoas desaparecidas, segundo a imprensa do país.
Equipes de resgate encontraram quatro alunos em estado de parada cardíaca e seu professor inconsciente, afirmaram policiais à imprensa local.
Um grupo de nove estudantes e o instrutor esquiavam em uma pista que estava fechada na área do Les Deux Alpes, segundo o site do jornal Le Dauphine.
A equipe de resgate está usando cães e helicópteros nas buscas, informou a rádio France Bleu.
Sugerido pela Windows Store

WeatherBug

(59 Opiniões)
Acesse a maior rede de sensores metereológicos em tempo real para obter…
O jornalista Tim Rhodes, da BBC, está no local e relatou, no Twitter, o resgate de uma pessoa.
Testemunhas do acidente afirmaram à rádio que é provável que a avalanche tenha sido desencadeada pelo fato de o grupo estar esquiando na área.
A pista Bellecombe, onde houve o desmoronamento, é situada em uma parte particularmente congelada na face norte da montanha, afirmou a emissora de rádio. Ela é considerada nível preto – o mais difícil para esquiadores.
Grandes quantidades de neve caíram sobre os Alpes franceses após um relativo período de seca, aumentando o risco de avalanches, afirmou a agência de notícias AFP