sábado, 19 de março de 2011

Aviões ocidentais e mísseis atacam alvos na Líbia

sábado, 19 de março de 2011 19:33 BRT
 
[-] Texto [+]
Por Mohammed Abbas
BENGHAZI, Líbia (Reuters) - Forças ocidentais atingiram alvos ao longo da costa líbia neste sábado, usando ataques aéreos e marítimos para forçar as tropas de Muammar Gaddafi a cessar fogo e encerrar os ataques contra civis.
Aviões franceses dispararam os primeiro tiros no que é a maior intervenção militar internacional no mundo árabe desde a invasão do Iraque em 2003, destruindo tanques e blindados em Benghazi, região dominada pelos rebeldes.
Horas mais tarde, navios de guerra e submarinos dos EUA e da Grã-Bretanha lançaram 110 mísseis Tomahawk contra defesas aéreas em torno da capital Trípoli e na cidade de Misrata, no oeste do país, que vem sendo sitiada pelas forças de Gaddafi, disse um militar norte-americano.
Ele afirmou que as forças e aviões dos EUA participarão da operação de cinco países denominada "Alvorada da Odisseia" ao lado de Grã-Bretanha, França, Canadá e Itália.
Cerca de 25 navios da coalizão, incluindo três submarinos dos EUA armados com mísseis Tomahawk, estão posicionados no Mediterrâneo, mostrou uma apresentação militar.
A TV estatal líbia disse que o "cruzado inimigo", uma referência às forças do Ocidente, bombardeou áreas civis de Trípoli e tanques de combustível que abastecem Misrata.
No início de sábado as forças de Gaddafi avançaram para as cercanias de Benghazi depois que um cessar fogo unilateral declarado por seu governo não se concretizou, levando os líderes reunidos em Paris a anunciar o começo da intervenção militar.
"Os envolvidos concordaram em utilizar todos os meios necessários, especialmente militares, para aplicar as decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse ele.   Continuação...
 
 

Nenhum comentário: